eleições 2020

Presidente do DEM gaúcho diz que partido terá protagonismo no pleito

marcelo martins

O presidente do DEM gaúcho e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Rodrigo Lorenzoni, falou à coluna sobre a disputa eleitoral à prefeitura de Santa Maria. O filho do ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania) afirmou que o partido local tem "maturidade institucional" para se colocar na corrida ao Executivo municipal. E justamente por isso, segundo ele, é que o Democratas reivindicará protagonismo.

- No Rio Grande do Sul, Santa Maria é estratégica para o partido em âmbito nacional - resume.

Ainda conforme ele, a construção local da pré-candidatura será feita ao observar a total autonomia do diretório municipal:

- São as pessoas de Santa Maria, o diretório municipal, o nosso vereador Maneco (Manoel Badke), por exemplo, que sabem quem e de que forma se pode contribuir para um projeto de governo consistente para o município. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

NOME "NATURAL"
Lorenzoni diz que o nome de Rodrigo Menna Barreto, ex-secretário de Desenvolvimento Rural por mais de uma década, "surgiu ao natural". Ele fala que "não há uma preferência determinante" pelo nome do colega de profissão, o também médico veterinário, mas que há entre eles "uma relação política de muitos anos": 

- O nome do Rodrigo (Menna Barreto) surgiu ao natural, assim como poderia ter sido o nome do Maneco, do Mascarenhas (Marco Mascarenhas, presidente do DEM local e secretário de Gestão na prefeitura), e, ainda, do próprio Falk (Ewerton Falk, secretário de Desenvolvimento Econômico). 

PERFIL
Lorenzoni explica que o perfil para representar o partido terá de ter "identidade e trajetória partidária".

- É preciso fugir do personalismo e trabalhar com identidade partidária, e, acima de tudo, com um projeto de governo sólido para Santa Maria. Além de Menna Barreto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, já mostrou interesse em colocar o nome à disposição da sigla em caso de uma possível dilatação do calendário eleitoral. 

ALIÁS...
É bem possível mesmo que o DEM estadual, de fato, não tenha qualquer ingerência na disputa local, mas seria ingenuidade crer que o Democratas de Santa Maria não vá colocar na balança o fato de Menna Barreto ser, ao que parece, o favorito dos Lorenzoni. Filiado ao que hoje é o DEM, Menna Barreto tem o DNA partidário desde os tempos do PFL. Resta saber, agora, como disse uma fonte "será que o partido vai querer um sangue azul ou um novato...". A resposta, em breve, será dada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Guerra busca apoio de ex-governador e de ex-ministro para plano de governo Anterior

Guerra busca apoio de ex-governador e de ex-ministro para plano de governo

O sempre 'não' da esquerda a tudo Próximo

O sempre 'não' da esquerda a tudo

Marcelo Martins